Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais fácil realizar pagamentos pela internet. A melhoria dos serviços de segurança em tecnologia da informação tornou mais fácil a vida de quem deseja pagar contas ou boletos, sem precisar pegar filas, receber pelos correios ou imprimir as faturas.

São tantas contas para pagar, que é fácil deixar alguma conta de lado, seja porque esqueceu que existe o boleto ou porque simplesmente esqueceu a data de pagamento.

Em busca de contornar esse fato, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) criou um sistema que permite visualizar todos os boletos que são emitidos no CPF ou CNPJ.

Trata-se do DDA, ou Débito Direto Autorizado. A seguir, explicamos os detalhes de como funciona esse sistema.

Como funciona o DDA?

Além de facilitar a visualização de todos os boletos emitidos em seu nome, uma das maiores vantagens do DDA é que ele não emite papel ou envia uma cobrança para a sua correspondência.

Isso significa que a emissão do DDA é totalmente digital, feita diretamente na conta do seu banco.

Para habilitar o DDA no seu banco é bastante simples: basta conversar com o seu gerente, ou simplesmente autorizar  o serviço por meio do caixa eletrônico, internet banking ou APP.

Após a autorização do DDA, você passa a ter acesso pelo banco (seja via caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo do banco) de todos os boletos que estão no seu CPF ou CNPJ.

Ou seja, você não precisa mais ficar caçando os códigos de barra dos boletos de cartão de crédito, carnês, aluguel, ou os famosos boletos de cobrança. Pelo DDA, o banco automaticamente puxa as contas emitidas no seu documento e deixa avisado da cobrança.

Trata-se de um modo seguro de visualizar os seus boletos - já que o DDA permite a visualização eletrônica dos dados do emissor do boleto bancário, impedindo a falsificação.

Minha conta será paga automaticamente se autorizar o DDA?

Por mais que o sistema identifique os boletos, o pagamento só é efetuado se você autorizar. Ou seja, o DDA apenas mostra os boletos que estão no seu CPF ou CNPJ.

Em apenas um clique, o cliente pode optar por pagar, agendar ou recusar a cobrança. Quem autoriza o pagamento é você, seja por aplicativo, internet banking ou caixa eletrônico.

O DDA é um serviço totalmente gratuito. Nenhum banco está autorizado a fazer uma cobrança adicional para liberar este benefício.

Vantagens do DDA

Confira as principais vantagens de manter o Débito Direto Autorizado:

● Custo zero: O correntista não paga nada pela adesão ao DDA.

● Redução de fraudes: Os boletos em papel abrem brecha para um tipo de fraude que deve ser extinta.

● Maior praticidade nos pagamentos: Uma importante causa da inadimplência é a perda ou o extravio de boletos.

● Sustentabilidade: A redução das despesas com papel, favorecem o meio ambiente. Todos os anos serão milhões de litros de água economizados, milhares de árvores que não serão derrubadas e milhões de quilogramas de CO2 a menos na atmosfera.

Débito Direto Autorizado