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R2telecom provedor fibra óptica

Central de Ajuda

  • Quais opções de pagamento estão disponíveis?
    Atualmente a R2 Telecom oferece a seus clientes apenas a opção de pagamento através de boleto bancário registrado. Para sua maior comodidade utilize o DDA (Débito Direto Autorizado) do seu Banco para efetuar pagamentos e evite esquecer a data de vencimento de todos os registrados em seu CPF ou CNPJ. Entre aqui e saiba mais.
  • Como ter meu acesso à Central do Assinante e retirar minha fatura?
    O seu acesso pode ser solicitado por telefone (61 3262.4444) ou no final do e-mail enviado informando que a fatura está disponível, consta o usuário e senha. Depois de adquirir os dados, acesse a página www.r2telecom.com.br > fatura online > digite usuário e senha > na parte superior esquerda clique em cobrança > para visualizar o boleto para pagamento, clique em cima da bolinha vermelha.
  • Em quanto tempo minha mensalidade está disponível para pagamento?
    A mensalidade é gerada pela R2 Telecom com 20 (vinte ) dias antes do vencimento. Dessa forma, o cliente pode optar pelo seu melhor dia para realizar o pagamento.
  • Como faço para pagar o boleto vencido?
    Com intuito de evitar fraudes e melhorar a segurança, a partir de outubro de 2018, boletos de qualquer valor, inclusive vencidos, podem ser pagos em qualquer banco, desde que não ultrapassem 60 dias do vencimento.
  • Por que o meu banco não está aceitando o boleto da R2 Telecom?
    Diante da obrigatoriedade do registro do boleto, informamos que após o envio do arquivo ao banco, esse poderá demorar até 48 horas para ser registrado. Assim, caso o cliente tire o boleto antes do registro pelo banco será recusado no momento do pagamento e deverá esperar o prazo citado de até 48 horas.
  • Fiz o pagamento mas ainda não deu baixa, qual o prazo de confirmação do pagamento?"
    O prazo para baixa dos boletos é de até 48 horas.
  • Quanto tempo o serviço é suspenso após o vencimento?
    Após 30 (trinta) dias do vencimento em caso de não pagamento o serviço será suspenso e será desbloqueado depois da confirmação do pagamento.
  • Qual o prazo para desbloqueio após pagamento?
    Como o prazo de retorno e baixa junto ao banco é de até 24 horas, o mesmo se aplica para a verificação do pagamento no sistema e desbloqueio do acesso.
  • Como solicitar o desbloqueio temporário? Quantas vezes posso realizar?
    A solicitação pode ser feita pela central (61) 3262.4444 ou por email financeiro@r2telecom.com.br e esse procedimento pode ser realizado 1 única vez a cada 30 dias.
  • O cliente vai viajar pode pedir a suspensão temporária do serviço?
    Sim, pode ser solicitado pelo consumidor adimplente uma vez a cada 12 meses, pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias. Fundamentação Legal: Art. 111 da Resolução nº 426/2005 da Anatel.
  • Meu pagamento foi duplicado. O que fazer?
    Entre em contato com o financeiro através da central de atendimento (61) 3262.4444 ou por e-mail financeiro@r2telecom.com.br. Para melhor solução é necessário serguir as regras abaixo: 1- Possuir os comprovantes para análise dos valores pagos em duplicidade. 2- Informar os dados bancários do titular. 3- Após ser constatado a duplicidade será realizado o estorno com o prazo de até 07 dias.
  • O contratao de banda larga tem alguma duração específica?
    O contrato com permanência mínima de 12 (doze) meses garante descontos exclusivos na mensalidade e na adesão. A contratação do serviço sem aceitação da permanência mínima não terá os descontos exclusivos. Caso o cliente queira um plano sem permanência mínima deverá verificar as condições da mensalidade e da adesão em nossa central de vendas.
  • O que acontece em caso de cancelamento durante o prazo de permanência mínima?
    Caso o cliente cancele o contrato dentro da vigência de permanência mínima de 12 meses será cobrada uma multa no valor de 01 (uma) mensalidades, a título dos descontos exclusivos concedidos na mensalidade e adesão.
  • Como funciona o regime dos equipamentos fornecidos pela R2 Telecom?
    Os equipamentos necessários para a prestação do serviço são fornecidos pela R2 Telecom em regime de comodato ou aluguel. No momento do cancelamento deverão ser devolvidos, sob pena de ressarcimento no valor integral.
  • O roteador wi-fi é gratuito?
    O equipamento wi-fi é disponibilizado de forma gratuita em determinados planos e promoções, não para todos os planos disponíveis. Consulte nossa equipe de vendas para verificar a condições de contratação
  • A velocidade da rede wifi e a mesma da rede cabeada?
    Apesar das vantagens das conexões sem fios e das novas tecnologias de roteadores AC, ainda perdem em velocidade e estabilidade para rede cabeada, principalmente em banda larga acima de 30Mbps. A própria Anatel explica em sua edição 93. Por isso, recomendamos que, quando possível, os dispositivos sejam conectados por cabo (como smart TVs, desktop e consoles de videogame). No cabo, a velocidade estará sempre disponível e é muito menos suscetível a interferências externas. Algumas condições do ambiente podem reduzir o desempenho da rede sem fio (wi-fi), tais como: - Paredes; - Bluetooth de aparelhos portáteis; - Outras redes sem fio (vizinhos, repetidores, outros roteadores, etc.) - Dispositivos que trabalhem principalmente em frequência de 2.4Ghz.
  • Como atingir a melhor velocidade via WIFI?
    Para atingir melhor velocidades, estabilidade e qualidade por Wi-Fi, é recomendável a aquisição e utilização de equipamentos (transmissão, repetição e recepção) com padrão IEEE 802.11ac, que operam em rede 5Ghz, com maior largura de banda (40 e 80Mhz) e menor interferência,
  • Bluetooth pode influenciar na qualidade do sinal Wi-Fi?
    Sim, o tipo do roteador e os modelos dos notebooks, tablets e smartphones influenciam no desempenho da internet sem fio. Desabilite o bluetooth de smartphones e tablets quando não estiver usando.
  • A distância do dispositivo com o roteador pode afetar o acesso à internet?
    Sim, quanto mais afastado o dispositivo estiver do roteador, menor será a velocidade atingida na rede sem fio e interrupções poderão acontecer. Quando o ambiente for muito amplo, é interessante chamar um técnico especializado para analisar a total cobertura do Wi-Fi no local desejado.
  • Aparelhos domésticos geram interverência no sinal Wi-Fi?
    Sim, existem alguns aparelhos que geram interferência na rede Wi-Fi, como micro-ondas, telefones sem fio 2,4 GHz, babás eletrônicas, smart TV e caixas de som Bluetooth.
  • O modelo do meu aparelho celular pode impactar na recepção do sinal e velocidade de navegação?
    Sim, o modelo do seu aparelho pode influenciar! Um smartphone moderno será terá mais velocidade do que um celular antigo, por exemplo. O ideal é que seus aparelhos como celulares, notebooks e tablets tenham tecnologia mais avançada, compatível com o seu roteador.
  • Qual a quantidade máxima de equipamentos/usuários para utilização do Wi-Fi?
    A maioria dos roteadores residenciais tem a capacidade de 15 conexões simultâneas. Quando atingem essa capacidade ficam lentos e com instabilidades no sinal, deixando o seu acesso à internet sem qualidade para navegar. A TV, notebook, tablet , entre outros dependem da Internet Wi-Fi. Assim, quando se tem vários aparelhos utilizando o WIFI, a conexão precisa se dividir entre vários dispositivos diferentes. Por isso, pode ser bom evitar deixar eletrônicos conectados na Internet o tempo todo se você não precisar. Os gadgets podem estar sempre atualizando, o que pode sobrecarregar sua rede. Outro momento crítico é quando recebemos visitas e compartilhamos o WIFI, ocasião em que poderá ultrapassar a capacidade máxima de conexões simultâneas do roteador. Quando não se tem um aparelho adequado, a rede fica sobrecarregada e a consequência é a internet lenta. Um excelente equipamento para atender essa necessidade é o UNIFI AC ele foi projetado para oferecer maior cobertura e velocidade, bem como uma maior capacidade de conexões simultâneas que pode chegar a 100. Esse equipamento eliminará a maioria dos problemas na rede WIFI.
  • O repetidor de sinal perde velocidade e qualidade?
    Sim, quando você instala um repetidor de sinal, não significa que você terá do outro lado da sua casa a mesma velocidade que você teria se estivesse do lado do roteador. Em geral, você vai ter metade da velocidade. Por quê? Por um problema aparentemente simples: para estender sua rede wi-fi, o repetidor recebe o sinal que vem do roteador e, em seguida, repete esse sinal, aumentando seu alcance. O problema é justamente esse: como o aparelho precisa primeiro receber o sinal para depois espalhá-lo novamente, sempre há uma perda de velocidade no processo. Em geral, essa perda fica em torno de 50%. Ou seja, os repetidores podem diminuir a velocidade da sua internet: se você tem, por exemplo, 10 megas de velocidade, na outra ponta do repetidor, essa velocidade vai girar em torno de 05 megas o que pode não ser suficiente para usos mais pesados.
  • Qual a diferença da rede 2.4 Ghz e a 5.8 GHz ?
    A frequência 2.4GHz é usada por todos os dispositivos, por isso existem mais instabilidades. Algumas características são: - Baixa frequência, logo possui maior alcance; - Banda larga menor, isto é transmite os dados com menor velocidade; - Mais propícia a interferências devido ser suportadas por todos os equipamentos eletrônicos, dessa maneira deixando a rede mais poluída. Já a frequência 5.0GHz é usada a menos tempo e somente os equipamentos mais modernos são compatíveis com ela, assim tornando uma rede com maior qualidade de sinal. Algumas características comparando com a 2.4Ghz são: - Possui alta frequência, então terá o alcance reduzido; - Banda larga, permitindo o tráfego de dados com maior velocidade; - Menos propícia a interferências, devido vários equipamentos serem incompatíveis.
  • Todos os dispositivos tem rede wi-fi de 5.8 GHz?
    Atualmente existem duas frequências wireless (dois tipos de WI-FI). A frequência 2.4Ghz é compatível com todos os dispositivos eletrônicos, já a 5.0Ghz é compatível apenas com dispositivos mais modernos, sendo que os celulares, notebooks, TV’s ou outros eletrônicos só conseguirão visualizar a rede 5.0Ghz caso seja compatível.
  • Qual medidor é recomendado para fazer os teste?
    Recomendamos o speedtest, pois o mesmo tem servidores em várias regiões do país, incluindo Brasília. Caso o teste seja realizado em um servidor fora da região em que o serviço esteja sendo prestado ou até mesmo no exterior você terá uma maior quantidade de “saltos” para chegar ao destino, ou seja, você passará por mais roteadores que poderão afetar o teste. http://www.speedtest.net/pt
  • Como fazer o teste de velocidade adequadamente?
    O teste de velocidade só terá um resultado confiável se for feito de maneira correta. Durante o teste sua internet não pode estar sendo compartilhada, nem por cabo, nem por Wi-Fi, ou seja, não poderá ter nenhum consumo de internet no momento. Feche todas as aplicações como downloads, Netflix, Spotify, torrents, etc, para garantir que não influencie no resultado, bem como sincronização de arquivos na nuvem, como Google Drive, iCloud, One Drive, etc. O teste deve ser realizado em apenas um equipamento. Qualquer outro equipamento ligado na internet poderá mascarar o resultado. Para que o teste fique mais confiável recomendamos que seja realizado através de cabo conectado diretamente no roteador e não através de rede WI-FI. Se optar por fazer o teste com Wi-Fi, assegure-se que o sinal esteja forte, e de preferência faça próximo do roteador Wi-Fi e que não exista mais nenhum equipamento utilizando a rede WI-FI. Para velocidades superiores a 20 Mbps, saiba que alguns antivírus fazem com que apareçam velocidades inferiores as reais. Desative o antivírus para o teste.
  • É confiável fazer o teste de velocidade utilizando o WI-FI?
    Não é confiável, recomendamos que a velocidade precisa ser medida direto no cabo no roteador. Isso porque o sinal de wi-fi pode sofrer interferências de outros aparelhos que usam frequências eletromagnéticas ou ser prejudicado por obstáculos físicos, como paredes ou portas, bem tamanho da sua casa também interfere nessa questão. Portanto, se você medir a velocidade da sua internet através do sinal de wi-fi, essas interferências podem afetar no sinal durante o teste e apresentar falhas no resultado. O teste não indicará a velocidade total e, sim, a parcial. Você pode verificar maior detalhes nas dúvidas e perguntas relacionadas ao WI-FI e na Anatel responde edição 93
  • O teste de velocidade usando repetidora de sinal Wi-Fi pode influenciar no resultado?
    Sim, quando você instala um repetidor desses, não significa que você terá do outro lado da sua casa a mesma velocidade que você teria se estivesse do lado do roteador. Em geral, você vai ter metade da velocidade. Por quê? Por um problema aparentemente simples: para estender sua rede wi-fi, o repetidor recebe o sinal que vem do roteador e, em seguida, repete esse sinal, aumentando seu alcance. O problema é justamente esse: como o aparelho precisa primeiro receber o sinal para depois espalhá-lo novamente, sempre há uma perda de velocidade no processo. Em geral, essa perda fica em torno de 50%. Ou seja, os repetidores podem diminuir a velocidade da sua internet: se você tem, por exemplo, 10 megas de velocidade, na outra ponta do repetidor, essa velocidade vai girar em torno de 05megas influenciando o resultado de teste de velocidade.
  • Como garantir estabilidade e latência baixa em jogos online?
    Latência é o tempo em ms (milissegundos) que um pacote leva para ir até o servidor do jogo e voltar ao seu computador, então ele depende da rede do seu provedor e da rede de terceiros. Quanto menor sua distância em relação ao servidor do jogo, menor será a latência. Isso leva a entender que, jogos que estão hospedados em servidores fora do Brasil vão ter latência mais alta, pois os caminhos (rotas) até eles são maiores, em contrapartida, jogos com servidores no nosso país terão menor latência. 1- Opte por jogos com servidores nacionais (se possível). 2- Use a conexão cabeada (quando possível), isso irá reduzir as interferências eletromagnéticas que atingem sua rede wireless, assim como perdas por conta do alcance e barreiras. 3- Verifique a integridade do seu cabo de rede, isso porque, conectores sujos, oxidados ou quebrados, podem afetar a comunicação do seu computador com o modem/roteador. 4 - Verifique o estado em que seu computador se encontra, memórias e processadores no limite (próximas a 100% de uso) podem interferir diretamente em sua experiência enquanto joga.
  • Por que não consigo acessar o modem da R2 Telecom para realizar configurações específicas, como direcionar portas, alterar o nome e a senha do WI-FI?"
    O nosso modem está sob comodato, então enquanto o cliente estiver com o equipamento em sua residência ou empresa, não será possível realizar qualquer alteração, pois toda configuração é feita por sistemas internos. Qualquer mudança desejada deverá ser solicitada pela nossa central (61) 3262.4444 e será analisada pelo nosso departamento técnico.
  • Em quais situações posso precisar de IP fixo?
    Os usuários R2 Telecom vão precisar do serviço de IP fixo (IP válido/público) sempre que for necessário fazer algum redirecionamento de portas ou para acessos externos a equipamentos, como por exemplo: acesso a câmeras. Para mais informações ou dúvidas entre em contato com o suporte técnico e contrate o serviço adicional do IP fixo. ao custo mensal de R$ 50,00.
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